Os melhores monumentos e património a visitar em Santarém

Hoje vamos passear até à capital do gótico em Portugal: a sensacional cidade de Santarém! Há muito para ver entre castelos e igrejas fantásticas, tudo numa bela cidade com um centro histórico recheado de histórias de reis e rainhas. Vamos saber mais com a colaboração do ribatejo.com:

Igreja de Marvila

A Igreja de Marvila foi mandada reformar por D. Manuel com risco de João de Castilho. Tem três naves definidas por coiunasjónicas. A capela-mor é formada por abóbadas polinervadas e os bocetes são decorados com cruzes e esferas armilares. Existem dois absidíoios, também abobadados e que estão ligados ao transepto por arcos góticos. Salientam-se o portal gótico e o revestimento de azulejos do séc. XVII. Pode ser encontrada em pleno centro histórico de Santarém na zona de Marvila.

Igreja de Santa Clara

Templo de raiz gótica, fundado por D. Afonso 111. Sofreu bastantes alterações e destruições. Foi reconstruído no nosso século. Possui três naves com sete tramos. Cantarias, rosácea (restaurada), motivos escultórios e arca tumular renascença são os elementos mais significativos. Pode ser encontrada na zona de São Bento (aproveite para caminhar até ao miradouro com vista para a lezíria).

Igreja da Graça

A classificação inclui os túmulos dos fundadores e o de Pedro Álvares Cabral. Foi construída no séc. XIV/XV e pertenceu aos monges Agostinhos. É um templo de três naves com cinco tramos e capitéis esculpidos. O transepto sofreu intervenções no séc. XVI (com decoração manuelina). É notável a fachada com o magnífico portal em que um arco conopial aponta à embiemática rosácea. Pode ser encontrada em pleno centro histórico de Santarém na zona de Marvila.

Torre das Cabaças

Referência da cidade de Santarém. Torre de Relógio quinhentista. De secção quadrangular, tem oito ventanas e é rematada por estrutura metálica com oito púcaros de barro em forma de cabaça e que servem de caixa de ressonância ao sino do relógio. Ligadas pela tradição a D. Manuel I. Pode ser encontrada em pleno centro histórico de Santarém na zona de Marvila.

Santarém tem muito para descobrir , aconselhamos uma visita de pelo menos 2 dias para que possa caminhar entre monumentos, visitar o centro histórico e os belos jardins e miradouros com vista para a lezíria.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *