videos ; musica ; notícias ; desporto ; cultura ; moda ; gadgets ;


Este ano o verão vai ser diferente nas praias


Segundo o site beachcam.pt, e citando o semanário ‘Expresso’, João Matos Fernandes admitiu que o trabalho da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para elaborar um manual de regras para as praias é “uma tarefa complexa”.

Apesar de nada estar ainda decidido, há já várias propostas em cima da mesa para uma época balnear que será bem diferente daquilo a que todos nós estamos habituados.

De acordo com o ‘Expresso’, algumas das propostas elencadas constam de um documento elaborado pela APA no final de abril, depois de ter reunido com representantes de comunidades intermunicipais da Federação de Concessionários, da Autoridade Marítima Nacional, do Turismo de Portugal, da Direção-Geral da Saúde (DGS) e com vários autarcas. Mais de meia centena de entidades fizeram propostas e a ronda ainda não está fechada.

Propostas que visam controlar a limitação máxima dos areais, garantir a segurança dos banhistas, evitar a formação de grandes aglomerados e minimizar o risco de propagação do novo coronavírus.

Entre essas propostas, segundo informação avançada pelo ‘Expresso‘, constam a colocação de cordas para delimitar o espaço de segurança entre os banhistas no areal, criar quadrículas que marcam o lugar de cada chapéu de sol, instalar sensores nos acessos para controlar a entrada de banhistas, utilizar drones para monitorizar a multidão, estabelecer um tempo limite de permanência na praia para garantir maior rotatividade, hastear ‘bandeiras de carga’ com cores diferentes a indicar a afluência da praia ou ainda a criação de aplicações informáticas que indiquem em tempo real, a lotação e afluência de cada praia.

Este sábado, o jornal ‘Público’ também noticia que as autoridades algarvias apresentaram ao Governo a hipótese de contratação de vigilância privada para fiscalizar o cumprimento das regras no areais. Isto porque acreditam que o apoio das autoridades marítimas não será suficiente.



As tags que trazem visitantes ao Fabulastico: 2020, covid19, ferias, informação, jornais, portugal, praias, turismo,
Na categoria: Cultura e Lazer