videos ; musica ; notícias ; desporto ; cultura ; moda ; gadgets ;


9 coisas que você precisa saber antes de surfar pela primeira vez


O surf pode ser algo que muitos de nós nos envolvemos nas férias, gastando algum dinheiro para dar um giro em um destino tropical. Mas quem já tentou surfar sabe que é um treino sério de corpo inteiro. Não é apenas uma atividade de lazer na praia. E também é incrível: você consegue fazer isso na água enquanto observa a praia. Além disso, os surfistas sempre parecem tão legais e durões – quem não quer imitar isso?

Por mais emocionante que seja o surf, a ideia de pular em uma prancha é um pouco intimidadora se você é iniciante. Tive algumas aulas de surf ao longo dos anos e nunca soube o que esperar de antemão. Eu sei que definitivamente tinha algumas perguntas que eu gostaria que alguém pudesse ter respondido antes de me aventurar nas ondas.

1. Devo comprar um traje de banho?

É uma boa ideia verificar a temperatura da água local para ver se está mais frio do que o que você normalmente nadaria (às vezes a água é muito mais fria que o ar), mas muitas escolas de surf fornecem roupas de mergulho, se necessário . Eles têm tipicamente 3 milímetros de espessura, mas para temperaturas mais frias (como no noroeste do Pacífico), pode ser necessário um de 5 milímetros. Se a água estiver quente, talvez você não precise de uma. Burt sugere apenas o uso de um protetor de erupção cutânea ou camiseta para proteger sua pele contra o atrito no quadro.

2. Vou encontrar um tubarão?

Além de roupas de mergulho e água fria, a maior coisa que impede as pessoas de surfar é a preocupação dos tubarões, diz Hallahan. A verdade é que sim, é sempre uma possibilidade. Mas Hallahan é tranquilizador: “Em 30 anos surfando e ensinando aqui, nunca encontrei pessoalmente um tubarão comigo na água”.

3. Quão bom em natação eu preciso ser?

Você não precisa ser profissional, mas as habilidades básicas de natação são uma obrigação. A escola de surf em que você se inscreve ou a pessoa com quem você faz uma aula podem ter regras diferentes, mas exigirão um certo nível de habilidade de natação. “Exigimos que todos sejam capazes de nadar confortavelmente de três a quatro comprimentos de uma piscina típica”, diz Hallahan.

4. Preciso de equipamento de proteção?

Dependendo de onde você surfa, pode ser necessário usar um capacete. “Os capacetes Gath existem desde os anos 90, quando surfistas profissionais começaram a usá-los, principalmente em surf sério”, diz Hallahan. Sua escola de surf sempre tem alunos que os usam.

5. Quanto tempo vou ficar na água?

Quando tirei minha primeira lição, fiquei surpreso com o tempo que gastamos em terra, mas esse tempo é realmente inestimável. É aí que você aprenderá sobre a ciência por trás do surf e exatamente o que fazer quando for empurrado por uma onda – especificamente, como aparecer com sucesso no quadro.

6. Qual é o problema de encerar uma prancha?

Para ser sincero, não me lembro de fazer isso durante nenhuma das minhas aulas, mas sempre ouvi falar sobre a cera do surf e vi sinais em lojas de surf. Ilay dividiu para mim: “Você esfrega uma barra de cera em quase toda a sua prancha até que ela fique grudenta o suficiente para não escorregar facilmente. Sem cera na prancha, você não seria capaz de se levantar”. Agora você sabe!

7. O que torna uma prancha melhor que outra para iniciantes?

A prancha mais fácil de aprender é uma prancha de capuz e um tamanho de 8 pés é o melhor para todas as idades, diz Burt. Quanto mais espessa e longa for a prancha, mais fácil será remar, levantar e equilibrar. Faz sentido: quanto mais área de superfície você tiver, mais largas serão as pernas para equilibrar. Há uma variedade de quadros diferentes em que seu instrutor pode colocá-lo, dependendo de onde você estiver, mas provavelmente será mais alto que você.

8. E se eu não levantar na minha primeira tentativa?

Um dos meus maiores medos sempre que pego numa prancha é que não vou pegar uma única onda. É possível, mas com um instrutor ajudando você também é improvável – eles basicamente o empurram para dentro da onda para ajudá-lo a pegá-la.

9. O que posso esperar no dia seguinte?

Depois da minha primeira vez surfando, eu estava dolorido em muitos lugares aleatórios. Quando acordei na manhã seguinte com dores estranhas, fiquei um pouco preocupada – malho muito, então pensei que era estranho sentir tanto. Burt diz que isso é normal, no entanto. “Se você não está em forma de ‘surfar‘, seus braços podem estar doloridos de remar e parecer gelatina”.



As tags que trazem visitantes ao Fabulastico: como fazer, ferias, surf,
Na categoria: Cultura e Lazer